DA REDAÇÃO: Caso de vaca louca no MT é um caso isolado

Publicado em 28/04/2014 13:26 e atualizado em 28/04/2014 17:32
Vaca Louca no MT: Possível caso está sendo analisado na Inglaterra. Famato e o INDEA (vigilância sanitária) divulgaram informações para evitar desconfianças no mercado. Estradas ruins podem ter deixado animal estressado. Vísceras de outros 49 animais foram abatidos preventivamente e estão no Lanagro de Recife (PE). Preços continuam estável em todo o Mato Grosso, com abates acontecendo normalmente nos frigorificos.

No último domingo, dia 27 de abril, foram abatidos os 49 animais que tiveram contato com o animal que morreu devido ao mal da vaca louca. Amostras desses animais foi encaminhado ao Lanagro, em Recife, para descobrir se esses animais também estariam infectados. O caso está sendo tratado de forma isolada, pois tratava-se de um rebanho que se alimentava de capim e também pode a doença ter incidindo em um momento tardio - com 12 anos, quando o comum é com 5 anos. Apesar da preocupação dos produtores, o caso não está repercurtindo no mercado, que segue com os preços estáveis. 

O produtor rural da fazenda Talismã, João Leal Sampaio, proprietário dos animais, enfatizou sobre sua preocupação com a sanidade dos animais e com a alimentação do rebanho. Ele acredita que o problema possa ter sido causado pelas más condições do transporte, visto que as estradas se encontram em péssimas condições.  

O presidente da Famato, Rui Prado, confirma que esse poderia ser um dos fatores e ressalta sobre a rapidez e transparência de como o caso está sendo tratado.  Também comenta que trata-se de um caso atípico, em que ocorreu a incidência em um animal dentre os 30 milhões que o estado possui. 

O caso foi encaminhado ao Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em que o laboratório na Inglaterra irá comprovar se o caso trata-se de mal da vaca louca. O resultado deve ser apresentado nessa quarta-feira, dia 31 de abril. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário