DA REDAÇÃO: Prefeito de Faxinalzinho (RS) fala sobre o conflito indígena na cidade

Publicado em 29/04/2014 13:23 e atualizado em 29/04/2014 17:19
Questão indígena: Protesto dos índios no RS, que bloquearam estrada entre Faxinalzinho e Erval Grande, resultou na morte de dois agricultores familiares. Indígenas pedem um aumento da área demarcada e audiência com ministro da Justiça que ainda não ocorreu. Conflito existe na região há 12 anos.

Na noite desta segunda-feira, dia 28 de abril, um protesto de indígenas resultou na morte de dois produtores rurais em Faxinalzinho (RS). Os índios bloquearam a estrada que ligava a cidade até Erval Grande. O prefeito da cidade onde aconteceu o conflito, Selso Pelin, atribui a revolta a audiência pública que estava marcada com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que acabou não ocorrendo. O conflito existe há 12 anos na região, em que 198 índios vivem em terras do estado e em uma chácara cedida por um produtor rural que aceitou um acordo com os indígenas.  

O prefeito conta que os índios obstruíram a estrada, mas produtores que aguardavam caminhões que entregariam ração para os animais conseguiram abrir passagem. Um pequeno grupo permaneceram na estrada, pois aguardavam familiares que passariam pelo local e foram atacados pelos indígenas, o que ocasionou a morte dos agricultores. 

A população está insegura, por isso aulas e festividades do aniversário do município foram suspensas, segundo informações do prefeito. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário