DA REDAÇÃO: Apesar de estimular consumo, Copa do Mundo demanda cuidados com a proteína animal

Publicado em 02/05/2014 13:25 e atualizado em 02/05/2014 15:24
Proteína animal: Brasil é, atualmente, líder na exportação de produtos com valor agregado na agricultura, como a carne suínas e de aves. Copa do Mundo exigirá intenso trabalho da vigilância sanitária, diante da possibilidade da entrada de vírus que causam doenças como a gripe aviária e a diarreia suína. Por outro lado, com planejamento, pode ser boa oportunidade de divulgação da proteína animal brasileira.

Em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural, o presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, apontou que o estado do Paraná, líder nacional na produção avícola, possui uma condição especial, uma vez que o estado é capaz de produzir os insumos básicos e exportar produtos com valor agregado.

Para o restante do Brasil, a Copa do Mundo deve trazer oportunidades para as proteínas animais, mas Turra chama atenção para as ameaças. "Se não houver vigilância sanitária, podemos receber a gripe aviária e a diarreia suína, que estão rondando o mundo. Não podemos correr risco nenhum". O presidente destaca que a associação já está trabalhando em um monitoramento e distribuíndo informações para que toda a cadeia trabalhe para preservar o patrimônio genético.

O Brasil, país livre de gripe aviária, possui granjas nas quais não é comum a prática de permitir visitar de estranhos. Há também uma proibição temporária da compra de material genético para suínos do exterior.

A oscilação do dólar também atrapalha os negócios do mercado de suínos, que são mais vendidos no mercado interno do que no externo. "Temos um déficit na balança comercial", constata.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Sérgio Braga // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Seria oportuno que essa entidade fizesse um desafio a todos os chefes brasileiros, a produzir cardápios mais sofisticados para estimular o consumo dessa preciosa carne, tão desprestigiada pela cozinha brasileira. Precisamos incentivar nosso povo a consumir mais suíno e frangos, do que somos grandes produtores. Aliás, a cozinha brasileira é de péssima qualidade, que nem se compara com a cozinha sul-africana, quanto mais se compararmos com a cozinha chinesa. Ao invés de ficarem somente voltados para a exportação, deveriam primeiramente criar programas de estimulo e incentivo ao consumo interno, aumentando a renda dos produtores e tornando possível que alimentemos uma grande legião de brasileiros famintos que, ainda, não tem acesso ao consumo de proteína animal. É bonito falar dos estrangeiros, falem de nossos pobres e miseráveis..... Copiem da Cristina Kirchner que criou um programa para os argentinos consumir mais carne suína (até para eles estamos perdendo !!!)

    0