DA REDAÇÃO: Indígenas da região de Faxinalzinho (RS) ameaçam novo bloqueio na estrada

Publicado em 07/05/2014 14:59 e atualizado em 07/05/2014 18:07 598 exibições
Questão indígena: Deputado teve carro cercado pelos Kaingang em Faxinalzinho (RS). O medo toma conta da região. Cacique ameaça com novas mortes, e avisa que vai entrar na região com mais de 5 mil índios (veja no you tube). Dep. Goergen responsabiliza presidente Dilma por novas mortes.

Após o cancelamento da visita do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na região de Faxinalzinho (RS), índios da etnia Kaingang afirmam que irão bloquear a estrada que liga o município até a cidade de Benjamin Constant. Os índios foram responsáveis pelo assassinato de dois produtores um conflito na semana passada, em que também bloquearam o acesso da estrada.

O clima na região é de tensão e moradores estão preocupados com a situação. O presidente da associação de moradores de Faxinalzinho, Ido Macon, afirma que o espaço onde os índios pretendem bloquear está dentro da área ocupada pelos indígenas, mas é o único acesso para alguns lugares, sendo de grande importância. 

O deputado federal, Jerônimo Goergen, esteve na região e afirma que a situação é terrível, em que quase não se percebe a  presença da Polícia Federal, que está investigando o caso. Para Goergen, se medidas não forem tomadas há a possibilidade de mais mortes nesse conflito. A recomendação é de que os produtores mantenham a calma e cobrem medidas das autoridades.

Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

2 comentários

  • Antônio Moacir Pfeffer Corbélia - PR

    Temos em nosso país, um governo que administra recursos do agronegócio, que mantém e colabora em muito com a balança comercial brasileira, trabalhando e lutando por um povo medíocre, que não produz nada. É o agronegócio financiando raposas para comerem nossas galinhas.

    0
  • JOAO AUGUSTO PHILIPPSEN Santo Augusto - RS

    Até que enfim vão responsabilizar quem de, de fato é. Numa empresa se um funcionário comete um crime à serviço da mesma, quem é responsabilizado é o seu proprietário, o sr Ministro da Justiça nada mais é que um representante da chefe. Cadeia neles.

    0