DA REDAÇÃO: Área indígena será demarcada na região de Ilhéus (BA)

Publicado em 09/05/2014 13:46 e atualizado em 09/05/2014 15:56 590 exibições
Questão Indígena: Ministro da Justiça anunciou que irá demarcar as terras dos índios Tupinambás, na região de Ilhéus, na Bahia. Com isso 22 mil pessoas serão expulsas de suas propriedades. Produtor da cidade disse que não houve diálogo para resolver o conflito. Até então, 130 propriedades foram invadidas pelos indígenas.

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante entrevista ao Canal Rural, anunciou que irá demarcar a área dos índios Tupinambás na região de Ilhéus (BA). Em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., o Diretor Financeiro da Associação de Produtores de Ilhéus e Região, Abiel da Silva Santos, lamenta a falta de diálogo, uma vez que os produtores nunca receberam convite para uma mesa de negociação.

De acordo com Abiel, a situação tende a se agravar. "O governo está promovendo uma limpeza étnica. Quem não se declara índio é expulso".

Cerca de 60 famílias já perderam suas terras nos conflitos com indígenas. Mais 22 mil pessoas devem perder suas terras.

O diretor financeiro aponta que os índios Tupinambás surgiram apenas em 2004 na área, não havendo registro histórico de sua ocupação.

Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário