DA REDAÇÃO: Mapa cria normas específicas para o cultivo da batata

Publicado em 12/05/2014 13:50 e atualizado em 12/05/2014 16:18 330 exibições
Batata: Foi publicado na última sexta-feira (12) no Diário Oficial da União normativas para o cultivo da batata. Boa parte dos produtores já adotam esse padrão de manejo, mas ainda será necessário treinamento aos pequenos produtores por parte do governo. A medida trará mais custos na produção, mas também qualidade no produto oferecido aos consumidores.

Na última sexta-feira (9), o Diário Oficial da União trouxe normativas que serão aplicadas na produção de batata. As Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada de Batata Etapa Fazenda, foram estabelecidas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e abrange todos os processos de produção. O presidente da Associação Brasileira de Batata, Marcelo Balerini, conta que essas normas já são utilizadas pelos produtores rurais e a publicação serve para regularizar o que já existe. 

Para Balerini, a medida é boa mas só  será eficaz caso haja treinamento, principalmente para os pequenos produtores. Embora possa elevar os custos de produção da cultura, irá trazer qualidade e segurança alimentar para os consumidores. Além disso, as normas tornarão possível a rastreabilidade do produto, tornando possível controlar a origem, assim como a quantidade de defensivos agrícolas e práticas utilizadas no manejo. 

Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário