DA REDAÇÃO: DF estipula prazo para vazio sanitário para o feijão

Publicado em 13/05/2014 13:14 e atualizado em 13/05/2014 17:33
Feijão: O Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás irão realizar o vazio sanitário, principalmente por causa do Mosaico Dourado. A doença é transmitido pelo vírus da mosca branca que amarela as plantas e causa prejuízos para a cultura. O vazio deve durar de 20 de setembro a 20 de outubro.

O vazio sanitário de feijão ganhou novos adeptos. O Distrito Federal estipulou que o estado, junto com Minas Gerais e Goiás, permaneça durante 30 dias sem plantas, que deve acontecer entre 20 de setembro e 20 de outubro. A medida é utilizada para diminuir a incidência de pragas, como o Mosaico Dourado, doença causada pelo vírus da mosca branca que amarela as plantas e impede o crescimento. Na última safra, as perdas somaram 60% da lavoura.

Justamente por causa das últimas perdas, os produtores apoiam a medida e garantem os ganhos para a próxima colheita. Para a produção da safra 2013/2014 são estimados 598 milhões de toneladas em Minas Gerais, 262 milhões em Goiás e 44 milhões no Distrito Federal.

Esse ano ainda não foram registradas grandes perdas, segundo conta o Assistente Técnico do Senar de Goiás, Cristiano Palavro. Com essa diminuição na ocorrência do vírus, também caíram os custos de produção, que deve gerar mais ganhos aos produtores. Os preços já refletem a diferença, além do aumento de área na primeira safra, que trouxe uma produção maior. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Elízio Carlos Cotrim Uberaba - MG

    So pra reforçar com relação aos vários erros da reportagem: além dos relativos à virose, relatato pelo Carlos Roberto Mena, o vazio sanitário é uma lei e não tem adesão voluntária, como se pode inferir na matéria. A sugestão é de que quando os leigos forem falar de um assunto técnico, o melhor a fazer é procurar uma assessoria pra não sair falando 'potocas' por aí!

    0
  • Carlos Roberto Mena Romeiro Filho Salvador - BA

    Bom dia, gostaria de fazer uma correção nesta reportagem. A noticia evidencia o Mosaico Dourado como uma doença "CAUSADA PELO VÍRUS DA MOSCA BRANCA", sendo esta informação incorreta.

    A doença é causada pelo "VÍRUS do Mosaico Dourado do Feijoeiro(VMDF)", sendo a Mosca Branca (Bemisia argentifolii) infectada pelo vírus seu vetor na transmissão desta virose.

    Ressalto que a Mosca Branca pode ser vetor de outros vírus (diferentes espécies de geminivírus) e não somente do Vírus do Mosaido Dourado do Feijoeiro.

    0