DA REDAÇÃO: Setor sucroenergético enfrenta crise pela falta de incentivos do governo

Publicado em 14/05/2014 14:16 e atualizado em 14/05/2014 18:04
Etanol: Situação do setor sucroenergético é complicada, usinas estão fechando e afetam todo o setor canavieiro. Os incentivos do governo para o uso da gasolina está diminuindo a demanda de etanol e Petrobrás permanece acumulando dívidas.

Setor sucroenergético enfrenta grandes dificuldades pela falta de competitividade dos preços e pela baixa demanda. Muitas usinas já fecharam e os problemas refletem em toda a cadeia produtiva. Dos combustíveis utilizados no país 63% é gasolina, contra 24% do etanol, segundo informações do diretor executivo da Bioagência, Tarcilo Rodrigues. 

Rodrigues explica que caso houvesse uma concorrência livre e saudável entre a gasolina e o etanol,  a situação não seria tão crítica. Com a Petrobrás refinando todo o combustível, ela acaba bancando todos os prejuízos e se torna obrigada a abastecer  o país de qualquer maneira. 

Para o diretor executivo, o Brasil está vivendo uma política equivocada, em que o governo está congelando os preços para controlar a inflação, ao invés de utilizar a política monetária. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Gustavo Sacardo Quirinópolis - GO

    O produtor conseguiu adquirir suas terras foi com suor do seu trabalho. E teve a inteligência de administra o seu dinheiro . Que hoje colhe o fruto do seu trabalho. Que muitos não tem essa inteligente

    0
  • OTAVIO AGOSTINHO BALDO VERNASCHI Marília - SP

    Os produtores arrendaram suas terras pras usinas ;recebem um aluguel vigoroso ; não fazem absolutamente mais nada alem de esperar o dinheiro da usina cair ma sua conta .Portanto tem muita coisa errada . Pior pra quem tem que trabalhar .Uma distorção vergonhosa que nunca é dita .

    0