DA REDAÇÃO: Custo de produção do trigo gaúcho deve subir 13,45%
Segundo estimativa da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro-RS), as expectativas de aumento de custo de produção do trigo para a próxima safra estão acima de 13,45%. Paulo Pires, presidente da Fecoagro, aponta em entrevista ao Mercado & Cia. que os combustíveis, a energia, a mão-de-obra, os produtos químicos e o nível tecnológico mais exigente são alguns dos fatores que influenciam neste aumento. O preço dos fertilizantes, no entanto, deve ficar estável.
Com a possibilidade da safra de inverno, os produtores encontram uma oportunidade de diluir os custos fixos, o que é benéfico para a produção. Com a evolução do plantio direto, os produtores também conseguem se manter e até aumentar sua área, o que justificativa a alta produtividade alcançada pelo estado na última safra.
Os produtores esperam que o estoque nacional seja priorizado para o consumo interno. O estado do Rio Grande do Sul, hoje em dia, produz 93% de trigo pão.
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família