DA REDAÇÃO: Produtor de milho do Paraná enfrenta perdas por fatores climáticos

Publicado em 20/05/2014 13:21 e atualizado em 20/05/2014 16:25 281 exibições
Milho: Quebra estimada em Cascavel varia entre 15% e 20%. No início do plantio, lavouras sofreram com problemas climáticos com a seca e agora a maturação do grão está sendo prejudicada pelos dias mais nublados.

Mesmo com as expectativas de safra cheia para o milho, produtor de Cascavel (PR), Jurandir Alexandre Lamb, passa por dificuldades na produção e já teve perdas de 12% da plantação. O agricultor diz que apesar do bom ritmo, teve alguns problemas climáticos em que passou por dificuldades no período de estiagem que ocorreu durante o plantio. Atualmente, o período de maturação passa por atraso por causa dos dias nublados que tem feito na região. 

Além disso, os preços também não estão atrativos para os produtores. A sacas que estavam sendo negociadas a R$25 no mesmo período do ano passado, agora está com R$20 a saca. Até agora, Jurandir afirma que tem 20% de sua produção vendida.

O agricultor também comentou sobre o anúncio do Plano Safra, que foi lançado ontem (19) pelo governo federal. Ele afirma que utiliza esses recursos de financiamento e com o aumento dos juros, os custos ficam ainda mais alto para os produtores.

Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário