DA REDAÇÃO: Fatores climáticos preocupam produtores de trigo do Rio Grande do Sul

Publicado em 22/05/2014 13:17 e atualizado em 22/05/2014 16:19
Trigo: produtores do RS aumentaram área de plantio em 15% e estão preocupados com as previsões de El Niño e geadas previstas para a região. Até o momento, ainda há cerca de 60% da safra passada para ser vendida. Preços seguem em queda e chegam a ser 15% menores que ao ano passado.

Depois de cinco de anos de boas colheitas de trigo no Rio Grande no Sul, produtores começam a se preocupar com a situação da nova safra, que acaba de iniciar o processo de plantio. Segundo a produtora rural de Maçambará (RS), Gisele Wenning, os fatores climáticos podem trazer grandes influencias para essa safra, com a possibilidade El Niño e as previsões de geadas durante o inverno. Até o momento, a nova safra já atingiu 35% da área plantada e segue em bom ritmo. 

Outro problema que os produtores estão enfrentando são os altos estoques nos moinhos. A expectativa era de que a safra fosse vendida nesse mês de maio, o que acabou não se consolidando. Wenning explica que ainda possuem 60% da safra antiga para ser vendida e mesmo sendo um trigo pão de boa qualidade, estão sendo negociados a valores muito baixos, chegando a ser 15% inferiores aos preços da última safra. Com isso, as negociações seguem sem ritmo, pois não há compradores. 

A produtora explica que também estão aguardando a decisão sobre a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para incentivar a importação do trigo. Para Gisele, não há a necessidade de ser retira e a medida é equivocada. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário