DA REDAÇÃO: Frente parlamentar irá discutir em favor de populações atingidas por reservas indígenas

Publicado em 27/05/2014 13:56 e atualizado em 27/05/2014 16:34
Questão Indígena: Operação da Funai em São João do Carú (MA) retirou produtores de suas terras devido a conflitos com índios. Falta assistência a esses trabalhadores, que contam a ajuda de familiares e estão voltando clandestinamente para suas terras para realizarem as colheitas das lavouras que tiveram de abandonar.

 Produtores do oeste do estado do Maranhão enfrentam dificuldades devido a ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público ligadas as questões indígenas. Seis mil famílias de São João do Carú (MA) tiveram de abandonar suas terras para ceder aos índios da etnia awá-guajá. Segundo explica o deputado federal do PDT, Weverton Rocha, produtores estão pedindo na justiça a permissão para realizarem a colheita das lavouras que tiveram de abandonar. 

Enquanto aguardam a decisão, alguns produtores estão voltando clandestinamente para tentar recuperar algum lucro, visto que muitos estão endividados por ter aderido a programas de financiamento, que sem as colheitas não terão como pagar.

Para debater a questão foi criada a frente parlamentar em defesa das populações atingidas pelas reservas, que será instituída amanhã (28) às 9h no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados. O deputado federal será presidente desta frente, que visa discutir os problemas causados em decorrência das reservas indígenas. Rocha explica que não é contra as reservas, mas que ela está atingindo a vida e cidadania da população e necessita de discussão sobre a maneira como está sendo feita.   

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário