DA REDAÇÃO: Produtores se mobilizam contra exploração de gás de xisto no Paraná

Publicado em 03/06/2014 13:20 e atualizado em 03/06/2014 16:54
Na tarde desta terça-feira (03), haverá uma manifestação em Toledo (PR) contra a exploração do gás de xisto do oeste do estado, em que a Petrobrás ganhou a licitação. O processo poderá trazer contaminação no solo devido aos produtos químicos utilizados, que prejudicará a agricultura da região.

Produtores de Toledo (PR) irão fazer uma passeata na tarde desta terça-feira (03), contra a exploração do gás de xisto, utilizado como fonte de energia. Os agricultores foram surpreendidos com a notícia de que a Petrobrás recebeu a licitação para explorar o gás na região oeste do estado. Trata-se um tipo de gás natural que é encontrado dentro de xisto argiloso, que para ser extraído do solo é usado uma broca com cerca de 600 produtos químicos pra que as rochas explodam. 

O presidente do sindicato rural de Toledo, Nelson Paludo, explica que a maior preocupação é com a contaminação do solo, que por se tratar de uma região produtora muito importante prejudicaria toda agricultura.  “Não podemos correr esse risco, queremos mais informações, e por isso, está sendo feito esse movimento, pra ver se conseguimos esclarecimentos”, argumenta. 

Entre as reivindicações, os produtores querem informações sobre como será feita a extração, assim como as regiões. Paludo explica que pretendem formar um grupo para realizar uma visita aos Estados Unidos, país que está tendo grandes ganhos com a extração deste gás.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário