DA REDAÇÃO: Índios Pataxó invadem fazendas na região de Eunápolis (BA)

Publicado em 16/06/2014 13:16 e atualizado em 16/06/2014 15:18 246 exibições
Questão Indígena: índios Pataxós querem a ampliação de reserva de 9 mil hectares para 52 mil hectares na região de Barra Velha (BA). Produtores sofrem com ataques dos indígenas, que fazem barragens, cobram pedágios e atacam agricultores que passam pela região.

Na região de Eunápolis (BA), índios da etnia Pataxó, na intenção de ampliarem seus territórios, invadem fazendas, intimidam produtores e criam barreiras nas estradas de acesso de diversas propriedades rurais. É o que conta Leandro Mosello, advogado do Sindicato Rural de Itabela, em entrevista para o Mercado & Cia., do Canal Rural.

Duas principais fazendas de produção de cacau, a Lembrança 1 e a Lembrança 2, geradoras de 130 empregos diretos, além de mais 9 propriedades de igual empregabilidade, se encontram ameaçadas pelas invasões.

Os produtores não conseguem mais trafegar sozinhos. No entanto, mesmo em comboio, o carro de um produtor rural foi alvejado. A situação já perdura há mais de três semanas.

A tentativa dos indígenas é de uma ampliação de terra que está suspensa por oito decisões do Supremo Tribunal de Justiça. Os Pataxós, que possuem hoje uma terra de 9 mil hectares, pretendem aumentar sua região para 52 mil hectares.

De acordo com Mosello, não resta outra opção a não ser confiar que o estado irá exercer um papel de controle. "Tudo o que podemos fazer, estamos fazendo".

Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário