DA REDAÇÃO: Chuvas atrapalham o plantio do trigo na região de Giruá (RS)

Publicado em 25/06/2014 13:09 e atualizado em 25/06/2014 14:22 205 exibições
Trigo: Com os grandes volumes de chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul, a janela de plantio está atrasada em muitas regiões próximas a Giruá (RS). Ainda faltam cerca de 20% de área para ser plantada. Muitos produtores estão preocupados com as ações do governo e temem os baixos preços.

Na região de Giruá (RS), as chuvas atrapalham o plantio de trigo. De acordo com Luís Fernando Marasca Fucks, vice-presidente do Sindicato Rural do Município, a expectativa é de que as chuvas continuem até sábado, com dois a três dias de sol.

Segundo o vice-presidente, os dias de sol não são suficientes para enxugar as lavouras, atrapalhando a continuidade do plantio. A janela de plantio já se encerrou, mas ainda falta cerca de 20% do trigo a ser plantado.

Os produtores mais capitalizados podem ter a opção de suspender o plantio, uma vez que a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de trigo fora do Mercosul deve derrubar os preços, mas estes produtores são minoria.

O trigo gaúcho ainda corre risco de chuvas na floração e na colheita, além da incidência de doenças no período de enchimento de grãos.

Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário