DA REDAÇÃO: Liberação de cinco indígenas suspeitos gera insegurança no interior do RS

Publicado em 25/06/2014 13:34 e atualizado em 25/06/2014 17:39
Questão Indígena: A liberação dos cinco índios da etnia Kaingang acusados de matar dois produtores em Faxinalzinho (RS) em conflito pode trazer consequências graves para a região. O Estado é omisso para a situação e o clima na região é de impunidade.

A liberação por parte da Justiça Federal de cinco indígenas da etnia Kaingang acusados de matar dois produtores em Faxinalzinho-RS vem causando insegurança e temor entre a população e acirramento da violência na região.  

“Nesse caso específico, foi um massacre comprovado, com tortura e extrema crueldade”, falou Rodinei Candeia, procurador do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo ele, no momento da prisão dos suspeitos, houve um momento de calmaria, pois a impressão que se tinha é de que a violência se expandiria. Com a decisão, o temor é de que novamente se acirrem os ânimos. 

O procurador afirmou que ninguém ainda teve acesso à decisão da Justiça. “Não é muito honesto comentar algo que não se viu o julgamento, mas qual seria o fundamento para se libertar?”, questiona ele. Os argumentos que poderiam ser utilizados para a libertação seriam bons antecedentes e residência fixa, mas os fundamentos contrários - como manutenção da ordem pública e risco de intimidação de testemunhas para garantir o processo criminal - estão presentes e seriam mais fortes. 

“A impressão que se tem é de que a decisão foi dada em função da distância que está o Superior Tribunal de Justiça da realidade local. Parece que não entenderam que a situação aqui é muito grave e que as consequências de uma decisão dessas podem ser as piores possíveis”, argumentou Candeia. 
Para o procurador, há uma omissão deliberada do estado brasileiro em impedir a violência partindo dos indígenas. “Se fosse ao contrário, eu duvido que a opinião pública internacional estaria toda mobilizada para manter os assassinos na cadeia”, afirmou. 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Fernando Pratti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    produtores tem que se unir porque senão a injustiça vai aumentar se aceitarmos tudo calados o ministro da injustiça vai a favor dos indigenas

    0