DA REDAÇÃO: Soja mantém leve alta no mercado e prêmio estimula venda do produto internamente

Publicado em 25/06/2014 19:06 e atualizado em 25/06/2014 20:09
Soja: Expectativa de aumento nos preços da safra velha não se concretiza em virtude dos fundos que estão segurando a alta no mercado. Medida ocorre devido à previsão de uma safra nova grande nos EUA. No Brasil, os preços de comercialização estão bons e não devem subir.

A soja manteve leve alta na CBOT (Bolsa de Chicago) e os valores dos prêmios pagos pelo governo no porto de Paranaguá-PR indicam uma falta do grão no mercado. A expectativa de aumento nos preços da safra velha não vem se confirmando devido às expectativas de uma grande safra nova nos Estados Unidos, fato que deverá ser esclarecido com a divulgação do relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) na próxima segunda-feira.

Para João Birkhan, diretor do Sim Consult, o aumento dos preços da safra velha não ocorre devido ao movimento dos fundos que seguram a alta do produto com ações de venda. Isso acontece em virtude da previsão da grande safra que foi plantada nos Estados Unidos. Os valores da safra nova estão em US$ 12,20 por buschel, bem menor que o obtido com a safra velha.

Já, internamente o preço da soja no Brasil continua bom, devido ao prêmio pago pelo governo, que tenta estimular o produtor a transportar o produto para os portos. “Momentos em que o mercado esteve acima dos níveis atuais causam uma certa decepção na cabeça dos produtores que não venderam. Mas se pegarmos isoladamente o preço que está sendo praticado dentro do Brasil ele ainda é muito bom”, acredita o diretor. “É muito perigoso esperar alguma coisa a mais”, alerta.

Dentro do atual cenário em que os maiores valores médios de comercialização da safra do grão foram obtidos, não é mais interessante para o produtor operar no risco de segurar a soja. Embora, nos próximos 30 dias não haja expectativas de perdas, “o risco é se entrar nos meses de agosto e setembro, quando há grandes alterações em Chicago que poderá refletir no mercado interno”, acredita Birkhan. Quanto à safra nova, ainda não há muitas definições, em virtude principalmente das condições climáticas.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Fernando Pratti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário