DA REDAÇÃO: Triticultores sofrem com grandes volumes de chuvas em SC

Publicado em 26/06/2014 13:15 e atualizado em 26/06/2014 17:56 178 exibições
Chuvas: Em Chapecó (SC), grandes volumes de chuvas atrapalham o plantio do trigo, que foi iniciado na última semana. Com o solo encharcado, o grão irá perder qualidade e com as previsões de el ñino poderá afetar também na hora da colheita, prejudicando os produtores com preços mais baixos.

Produtores de Santa Catarina enfrentam dificuldades referentes aos grandes volumes de chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira (16). O secretário do sindicato rural de Chapecó (SC), Marcos Vinícius Cella, conta que já choveu cerca de 350 mm na região e prejudica o plantio do trigo, devido ao solo enxercado e a falta de luz. Além disso, o rio Uruguai, que faz divisa com o munícipio, já subiu cerca de 11 metros. 

Cella explica que a situação já deve comprometer as condições do grão, o que deve prejudicar a renda dos produtores. A indústria necessita de um trigo com uma boa qualidade para a fabricação de massas e caso não haja essa qualidade, os triticultores terão de comercializar para outros fins a valores mais baixos.

Com as previsões sobre o el ñino, os ritmos de chuvas no estado ficarão acima do habitual para esta época do ano, e deve prejudicar também o momento de colheita. “Não tem nenhum plantio direto que suporte tamanha quantidade de chuvas. Digamos que o estrago que iremos visualizar com essas chuvas será imenso", lamenta o secretário. 

Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário