DA REDAÇÃO: Chuvas atrapalham plantio de trigo na região de Carazinho (RS)

Publicado em 30/06/2014 13:15 e atualizado em 30/06/2014 15:40
Trigo: Chuvas na região sul atrasam o plantio que já devia para estar finalizado. Ainda falta 40% da área e produtores trabalham em condições ruins. O excesso de chuvas também causa perda de nutrientes e compromete a qualidade do trigo.

Na região de Carazinho (RS), as chuvas estão atrapalhando o plantio de trigo que, até agora, não foi concluído. De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Leomar Luis Tombini, o plantio, que teve início há 30 dias, está em 60%, quando já deveria estar sendo finalizado.

A condição de plantio, para o presidente, é a pior dos últimos 30 anos. A região recebeu cerca de 600mm de chuvas nestes últimos dias, o que faz com que haja muitas erosões. O plantio direto, característica da região, não consegue obter sucesso, uma vez que a palha não segura o excesso de chuva. Além disso, ainda há a perda de importantes nutrientes do solo, como o nitrogênio e o potássio.

A retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para o trigo importado de fora do Mercosul pegou os produtores de surpresa. Tombini afirma que, após o investimento de todos os produtores para a safra, não é possível reduzir a área de trigo neste momento, o que traz riscos de preços mais baixos no mercado para os triticultores brasileiros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário