DA REDAÇÃO: Chuvas atrapalham plantio de trigo na região de Carazinho (RS)

Publicado em 30/06/2014 13:15 e atualizado em 30/06/2014 15:40 232 exibições
Trigo: Chuvas na região sul atrasam o plantio que já devia para estar finalizado. Ainda falta 40% da área e produtores trabalham em condições ruins. O excesso de chuvas também causa perda de nutrientes e compromete a qualidade do trigo.

Na região de Carazinho (RS), as chuvas estão atrapalhando o plantio de trigo que, até agora, não foi concluído. De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Leomar Luis Tombini, o plantio, que teve início há 30 dias, está em 60%, quando já deveria estar sendo finalizado.

A condição de plantio, para o presidente, é a pior dos últimos 30 anos. A região recebeu cerca de 600mm de chuvas nestes últimos dias, o que faz com que haja muitas erosões. O plantio direto, característica da região, não consegue obter sucesso, uma vez que a palha não segura o excesso de chuva. Além disso, ainda há a perda de importantes nutrientes do solo, como o nitrogênio e o potássio.

A retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para o trigo importado de fora do Mercosul pegou os produtores de surpresa. Tombini afirma que, após o investimento de todos os produtores para a safra, não é possível reduzir a área de trigo neste momento, o que traz riscos de preços mais baixos no mercado para os triticultores brasileiros.

Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário