DA REDAÇÃO: Produtores de Pato Branco (PR) esperam continuar plantio de trigo após perdas

Publicado em 01/07/2014 13:33 e atualizado em 01/07/2014 16:22 229 exibições
Trigo: Os grandes volumes de chuvas que atingiram o sul do país prejudicaram as lavouras do sudoeste do Paraná. Há relatos de erosões do solo e as perdas podem chegar a até 50%. Lavouras que foram recém-plantadas foram as mais prejudicadas.

Após chuvas na última semana, os produtores da região de Pato Branco (PR) esperam que os próximos dias sejam favoráveis para a continuidade no plantio do trigo, após sofrerem com erosões que causaram danos localizados em algumas lavouras.

Cerca de 50% do trigo plantado na região foi perdido devido ao volume de água. Uma parte do trigo já estava praticamente germinado. No entanto, o maior prejuízo para os produtores é o solo, que não está assegurado para se proteger destes eventos climáticos.

Algumas das áreas perdidas trabalhavam há cerca de 20 anos com plantio direto. A região faz rotação de culturas também com o milho e o feijão safrinha.

De acordo com Oradi Caldato, Presidente do Sindicato Rural de Pato Branco (PR), os produtores, neste momento, devem procurar seu escritório técnico de planejamento para fazer um estudo sobre qual decisão tomar.

Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário