DA REDAÇÃO: Em MT, diminui número de produtores que realizam trocas de insumos agrícolas

Publicado em 11/07/2014 13:26 e atualizado em 11/07/2014 18:06 309 exibições
Soja: Produtores rurais da região Sorriso (MT) estão diminuindo a prática de troca de sacas de soja nas últimas safras. Com o crescimento do custo de produção, a prática já não compensa para grande parte dos produtores. As trocas estão sendo realizadas em cerca 25 sacas de soja por cada produtor.

O número de produtores que optam por realizar trocas por insumos agrícolas tem caído na região de Sorriso (MT). O presidente do sindicato rural da cidade, Laércio Pedro Lenz, conta que antes a prática era realizada por necessidade nas safras anteriores, mas que agora já não tem se mostrado compensador na hora de calcular os gastos.

Com os custos de produção crescendo, o financiamento se tornou uma alternativa mais viável, por reduzir os gastos do produtor. Além disso, os agricultores estão mais capitalizados e conseguem cobrir parte dos custos ou até mesmo toda a lavoura. Atualmente, a média de valores está em 25 sacas de soja por cada produtor, compensando para produtores que conseguem produzir a média de 40 a 50 sacas por hectare. 

Lenz também falou sobre a demora em sair as regras de custeio e financiamento para os produtores darem início as compras de insumos. Com esse atraso, todo o processo acaba acontecendo fora da janela ideal. 

Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário