DA REDAÇÃO: Funai impede agricultores familiares de acessar Plano Safra no norte do RS

Publicado em 17/07/2014 13:01 e atualizado em 17/07/2014 15:18
Questão Indígena: Produtores rurais não conseguem financiamento por suas propriedades estarem em áreas de interesse nas demarcações da Funai, como na região de Mato Preto (RS). Ministério Público determinou ofício aos bancos. Maioria do local é de agricultores familiares.

Na região de Mato Preto (RS), os agricultores familiares estão com problemas para acessar os recursos do Plano Safra, uma vez que as áreas marcadas como requisitadas pela Funai estão sendo impedidas de solicitar o financiamento nos bancos.

De acordo com o procurador do estado, Rodinei Candeia, nenhuma das áreas possui ocupação tradicional indígena, estando incluídas apenas em processos de novas áreas e ampliações.

Candeia aponta que, uma vez sendo alvo de ações judiciais, essas áreas não podem ser suscetíveis à medida do Ministério Público que impede o acesso aos recursos. "O Ministério Público é parte no processo como qualquer outra pessoa e não pode constranger a outra parte", afirma. Para o procurador, a estratégia é desleal, rasteira e não deve ser admitida.

Os agricultores que estão enfrentando o problema devem procurar fazer valer seus direitos judiciais e impedir que o processo seja desviado para as partes que exigem a proibição de saque de recursos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Emanuel Geraldo C. de Oliveira Imperatriz - MA

    > Eta povo frouxo!!! Índios assassinam dois agricultores a tiros a pauladas no RS, na Bahia, no MS, Maranhão,,, e nenhuma reação à altura, que surta efeito pratico e imediato. Produtor só perde, se ferra! Depois de 05/10/2014 veremos o que vai acontecer!

    0
  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    SRS. PRODUTORES E SOCIEDADE , MAIS UMA VEZ O PRODUTOR ESTÁ SENDO PUNIDO POR ESTE GOVERNO SEM CONTROLE E BASE DE COMO ADMINISTRAR UM PAÍS PRODUTIVO . EM NOSSO ESTADO DO PARANÁ BASTOU OS EMBATES POLÍTICOS COM AS ELEIÇÕES CHEGANDO OS DEPUTADOS ESTADUAIS , SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO E STÃO DISCUTINDO AS QUESTÕES RELACIONADAS AS DEMARCAÇÕES . ATÉ AGORA ESTES FALAVAM EM FINANCIAMENTO , ENERGIA ELÉTRICA E OUTRAS . AGORA O ASSUNTO VAI SER ÍNDIOS E SUAS INVASÕES . ESTES DEVERIAM INVESTIGAR SIM É A FUNAI QUE ESTÁ CAUSANDO TODOS ESTES DESMANDOS E PREJUDICANDO QUEM REALMENTE FAZ A DIFERENÇA NESTE PAÍS QUE É O AGRICULTOR QUE NO DIA 28.07.2014 PELO MENOS NO CALENDÁRIO ESTÁ GRAVADO COMO O SEU DIA . PARABENS A ESTES QUE FAZEM ESTÁ MÁQUINA FUNCIONAR (BRASIL). E AOS POLÍTICOS QUE VÃO TRABALHAR PARA MERECER O NOSSO VOTO .

    0