DA REDAÇÃO: Projeto Soja Brasil terá início em agosto

Publicado em 17/07/2014 13:34 e atualizado em 17/07/2014 17:47
Soja: Projeto Soja Brasil irá criar fóruns de discussões em diversos estados brasileiros. O objetivo é fazer o levantamento de dados e criar discussões técnicas sobre as práticas destinadas a cada região. Brasil sofre com a logística e portos brasileiros.

A Aprosoja Brasil, junto com o Canal Rural, dará início a terceira edição do projeto Soja Brasil. A caravana irá visitar diversos estados brasileiros e realizar fóruns de discussão destinados as principais características da cultura para cada região. O objetivo é levar informações aos produtores rurais e levantar dados técnicos.

Para o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o maior problema do agronegócio brasileiro é a logística, em que portos como Paranaguá e Santos estão sempre congestionados, refletindo problemas por todo o país. “Temos problemas sérios e estamos buscando soluções, junto com órgãos competentes, para minimizar esses problemas de logísticas dentro do país”, conta Dalpasquale.

O primeiro estado a receber o fórum será Mato Grosso, em agosto. Depois será a vez dos estados do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste, terminando a caravana em abril. Para as discussões, cada estado deverá escolher quais serão os assuntos prioritários e levar pesquisadores e especialistas para esclarecimentos aos produtores. 

Sobre a possível cobrança de royalties das sementes de soja Intacta também após as colheitas em que a Monsanto está discutindo, Dalpasquale explica que se os produtores precisam da tecnologia será necessário esse pagamento. Mas é preciso encontrar a forma adequada para essa cobrança, pois perder tecnologias poderá trazer um atraso ao agronegócio brasileiro. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário