DA REDAÇÃO: Projeto Soja Brasil terá início em agosto

Publicado em 17/07/2014 13:34 e atualizado em 17/07/2014 17:47 224 exibições
Soja: Projeto Soja Brasil irá criar fóruns de discussões em diversos estados brasileiros. O objetivo é fazer o levantamento de dados e criar discussões técnicas sobre as práticas destinadas a cada região. Brasil sofre com a logística e portos brasileiros.

A Aprosoja Brasil, junto com o Canal Rural, dará início a terceira edição do projeto Soja Brasil. A caravana irá visitar diversos estados brasileiros e realizar fóruns de discussão destinados as principais características da cultura para cada região. O objetivo é levar informações aos produtores rurais e levantar dados técnicos.

Para o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o maior problema do agronegócio brasileiro é a logística, em que portos como Paranaguá e Santos estão sempre congestionados, refletindo problemas por todo o país. “Temos problemas sérios e estamos buscando soluções, junto com órgãos competentes, para minimizar esses problemas de logísticas dentro do país”, conta Dalpasquale.

O primeiro estado a receber o fórum será Mato Grosso, em agosto. Depois será a vez dos estados do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste, terminando a caravana em abril. Para as discussões, cada estado deverá escolher quais serão os assuntos prioritários e levar pesquisadores e especialistas para esclarecimentos aos produtores. 

Sobre a possível cobrança de royalties das sementes de soja Intacta também após as colheitas em que a Monsanto está discutindo, Dalpasquale explica que se os produtores precisam da tecnologia será necessário esse pagamento. Mas é preciso encontrar a forma adequada para essa cobrança, pois perder tecnologias poderá trazer um atraso ao agronegócio brasileiro. 

 

Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário