DA REDAÇÃO: Questão indígena foi problema criado pela Constituição Federal, diz jornalista

Publicado em 22/07/2014 13:30 e atualizado em 22/07/2014 17:27
Questão Indígena: Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que torna o Brasil como território indígena, é apenas o início dos problemas relacionados a demarcação de terras. Países latinos com maiores problemas conseguem resolver conflitos, mas Brasil não consegue devido a brechas na constituição que favorece somente os indígenas.

Em entrevista ao Mercado & Cia., do Canal Rural, o jornalista Lorenzo Carrasco, que estuda a questão indígena no Brasil, aponta que a Constituição Federal "criou um problema onde não existia um problema" ao garantir o direito de terra aos povos indígenas.

De acordo com Carrasco, o alerta foi feito há 25 anos pelo então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Clovis Ramalhete, que apontou, à época, que a medida levaria o país a uma série de conflitos.

O jornalista aponta que a assinatura do acordo da convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) não foi ratificado por nenhum outro país fora da América Latina. Carrasco acredita que o acordo pode interferir na harmonia territorial do país.

Para o jornalista, o grande legado do Brasil é a mistura racial. Segundo ele, a discussão deve ser retomada no Congresso Federal para que a PEC 215 entre em vigor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Almir José Rebelo de Oliveira Tupanciretã - RS

    Este é um dos assuntos mais importantes que precisaria ser discutido por todos os segmentos que defendem o produtor e a agricultura brasileira.O Jornalista Carrasco vem denunciando há anos esse golpe montado pelas ONGs Internacionais mesmo antes da A provação da Constituição federal de 1988. Vocês lembram na época que veio o outro Papa ao Brasil, que a CNBB já mostrou as garras fazendo uma Índia ou um Índio dizer ao mundo que as terras eram deles? E o que nós fizemos? Nada! O artigo 231 da Constituição precisa ser regulamentado a favor do Brasil e isso precisa ser feito com urgência urgentíssima! O congresso Nacional é o caminho para por ordem na casa, caso contrário, o interesse internacional continuará manipulando e através do terrorismo semear a discórdia e tomar as terras dos produtores e com isso, não teremos paz para produzir!

    0