ENTREVISTA: Confira a entrevista com Eduardo Assad - Pesquisador Embrapa

Publicado em 28/07/2014 19:32 e atualizado em 29/07/2014 10:41
Meio Ambiente: Banco Mundial se junta a Senar, Mapa e Embrapa para projeto ABC/Cerrado. O programa visa a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera fixando-os no solo em forma de carbono, sendo considerado um dos melhores programas de mitigação do efeito estufa na agricultura

Integrantes do Banco Mundial se juntaram a uma missão organizada pelo Senar, pelo Mininstério da Agricultura e pela Embrapa em prol do projeto ABC/Cerrado. A missão, iniciada no dia 28 de julho, deve encerrar com a doação de 10 milhões e 600 mil reais para a execução do programa.

O programa visa a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera fixando-os no solo em forma de carbono. De acordo com Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa, "é um dos melhores programas de mitigação do efeito estufa na agricultura". No entanto, um problema que o projeto enfrenta desde o seu início é a formação de multiplicadores, ou seja, gente capacitada para levar a informação aos agricultores.

Neste ano, 9 estados que possuem o cerrado em seu bioma devem ser abrangidos pelo projeto. Através dos comitês estaduais e do agente financeiro, os produtores poderão buscar informações para conhecer o plano e entender seus benefícios.

Alguns setores, como a pecuária, sempre tiveram sua imagem prejudicada devido a emissão desses gases. No entanto, o projeto faz com que se inicie uma intensificação sustentável, dobrando ou triplicando a taxa de lotação de pastos degradados para pastos recuperados, construindo uma agricultura equilibrada e aumentando a renda do agricultor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Sérgio Braga // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário