DA REDAÇÃO: Apesar de crise, fundamentos para setor sucroenergético são positivos

Publicado em 11/08/2014 13:36 e atualizado em 11/08/2014 18:17
Crise na Cana: Existe expectativa de melhora mais à frente, devido à quebra na oferta mundial de açúcar. Mas, antes, o setor precisa ter sinalização clara do governo de que não vai interferir nos preços, e com isso, permitir a volta dos investimentos no setor.

Notícias sobre o fechamento de usinas moedoras de cana-de-açúcar se espalham por diversas regiões do país e setor enfrenta uma de suas piores crises. O pesquisador da USP, Marcos Fava Neves, atribui este momento ruim à politica de governo que utiliza os preços dos combustíveis como forma de controle da inflação.

Com isso, os pequenos empresários e produtores rurais são obrigados a abrir mão de sua renda para manter suas propriedades. Segundo o pesquisador, uma das possibilidades para que estas usinas não fechem as portas é a recuperação judicial.  

O pesquisador, que realiza o Circuito da Cana, conta que apesar do cenário desfavorável ao setor, os fundamentos são muito positivos. Segundo dados da ONU, o Brasil deverá ser o país que mais deve ter crescimento na exportação de açúcar, e estre crescimento já poderá ser sentido no último trimestre do ano ou no início do ano que vem. Já para o etanol, o problema poderia ser resolvido em curto prazo apenas com o reajuste dos preços da gasolina, mas que não deverá acontecer enquanto não passar o período de eleições. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário