DA REDAÇÃO: Café - Levantamento da Cooxupé aponta quebra de 20% no litro de café por saco
Em entrevista ao apresentador do Mercado & Cia, João Batista Olivi, o Presidente Cooxupé, Carlos Paulino, destacou o mercado de café que enfrenta forte volatilidade nas últimas semanas frente às especulações em relação à safra brasileira, com problemas relacionados ao clima.
Segundo Paulino, o mercado está oscilando porque não existe definição da safra brasileira. De modo, que somente em setembro quando a safra começar a chegar ao fim é que terá uma definição clara sobre o mercado.
“Fazemos levantamento na Cooxupé, e o último registrou 490 litros de café para um saco, é claro que o café está mais seco. Mas mesmo assim está bem acima da média. E se fazer uma média ponderada do que foi levantado até agora está dando 574 litros para um saco. Isso mostra que temos uma queda de mais de 20% sobre os anos normais”, afirma Paulino.
Ainda de acordo com o Presidente da Cooxupé, a safra do ano que vem promete ser ainda menor que a deste ano. “Os cafezais estão sofrendo muito com o vento frio e a falta de chuva. O café produziu muito grão, mas não frutificou”, disse.
Para Paulino, a atual situação do mercado faz com que os produtores negociem o café com mais cautela. “O produtor não está vendendo, quando o preço do café baixa, o produtor sai do mercado, ele está sendo muito competente de vender aos poucos a sua produção e sempre relutando quando o mercado está em baixa. Isso é positivo, pois a resistência do produtor é que vai determinar o preço do mercado”, ressalta.
O Presidente da Cooxupé ressaltou a importância do agronegócio para a economia do País e disse acreditar no avanço do período eleitoral para que o eleitor decida seu candidato nas próximas eleições. “O agronegócio para o Brasil é uma atividade de máxima importância, o que está segurando a balança comercial brasileira são os produtos de exportação do agronegócio”.
1 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
alexandre maroti nova resende - MG
Pois Jõao Bastista os cafezais para cá tem pequeno desenvolvimento em seus ramos e além do mais agora os botões que era para virar flor tão virando varas ,ta td errado e a chuva tb ñ chegou por aqui ,marca nas previsões mas ñ chove