DA REDAÇÃO: Situação da safra norte-americana de grãos é positiva apesar da falta de chuvas

Publicado em 18/08/2014 14:15 e atualizado em 18/08/2014 18:00
Soja: Safra norte-americana segue em boas condições e, de acordo, com USDA deverá ficar em torno de 104 milhões de toneladas. Porém, ainda faltam dias de boas chuvas - na casa de 80 mm - para fechar o ciclo e concretizar as boas perspectivas para a safra. Até o momento, há uma certa irregularidade entre os estados produtores.

O tour que está sendo realizado pelo AgRural nos Estados Unidos, para acompanhar o andamento da safra de grãos, já percorreu mais de seis quilômetros por oito estados produtores. O analista de mercado, Fernando Muraro Jr., conta que o andamento da safra é muito positivo, com grande parte das lavouras sendo consideradas como excelente, para a soja e o milho. Porém, ele ressalta a falta de chuvas que ocorreu no mês de agosto, faltando cerca de 80 mm de chuvas para fechar o ciclo da soja.

Os problemas climáticos, apesar de pequenos, farão com que a safra não passe dos 104 milhões de toneladas estimados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Muraro explica que o mês de junho foi o mais chuvoso da história do país, enquanto julho foi o mais frio. Além disso, Muraro também comentou a grande produtividade da safra norte-americana, apesar de haver uma regularidade entre os estados visitados. Illinois apresenta um número de 60 sacas por hectare, enquanto Iowa não deve atingir números tão expressivos.

Já no Brasil, o esperado é que haja um aumento de 1,5 milhão de hectares em relação a última safra, que deve crescer em cima das lavouras de milho, arroz e pastagens. Os números demonstram a preferência dos produtores por soja, mesmo com o crescimento nos custos de produção por ser a cultura mais rentável.

Para Muraro, a preocupação é com o segundo trimestre do ano que vem, quando o assunto é preços. Com um aumento de área no Brasil e na Argentina – cerca de 1 milhão de hectares – haverá um grande volume de oferta, juntando com a safra americana.  Caso se confirme esta grande colheita na América do Sul, cerca de 170 milhões de toneladas, será a maior safra do hemisfério oeste já registrada na história. Segundo Muraro, com estes números, dificilmente a demanda segurará os preços em patamares mais atrativos ao produtor.

A recomendação é que os produtores aproveitem os bons prêmios pagos, para aqueles que possuírem soja no mercado. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário