DA REDAÇÃO: Apesar de baixa nos preços do açúcar, perspectivas são positivas para segundo semestre

Publicado em 26/08/2014 13:34 e atualizado em 26/08/2014 16:17
Açúcar: Setor passa por momento de baixa de preços, mas perspectiva é de redução nos estoques mundiais, que dará suporte aos preços. Tendência é de que usinas passem a utilizar produção própria, para diminuir custos de produção.

Os preços do açúcar passam por momento de pressão, que devem ter mudanças de cenário para o segundo semestre do ano. O diretor da Job Economia e Planejamento, Júlio Maria Borges, explica que a melhora se deve a queda nos estoques mundiais de açúcar, que deverá dar suporte aos preços. Situação que traz oportunidade aos produtores brasileiros, que além de sofrer com os valores negociados, ainda enfrentam problemas relacionados ao clima.

Parte das questões que prejudicam o setor, está a falta de gestão estratégica e da atuação do governo.  Segundo Borges, há diversos fatores que os produtores precisam se preocupar em relação a crise, como o mercado, riscos, ações do governo e gestão das usinas.

Para Borges, com os problemas de custo de produção e a baixa remuneração, muitos produtores deverão migrar para outras culturas, fazendo com que muitas usinas passem a moer produção própria. Por outro lado, as perspectivas aos produtores que se mantiverem na cultura são positivas, visto que a demanda por açúcar será maior com a escassez de oferta.

Uma alternativa para o setor é a produção de etanol de milho. Em locais como Mato Grosso, que mantém uma produção que atende a região, é uma alternativa bastante interessante por não trazer gastos com frete. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Sérgio Braga // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário