DA REDAÇÃO: Novo leilão de Pepro para a laranja beneficiará São Paulo e Paraná

Publicado em 26/08/2014 14:46 e atualizado em 26/08/2014 17:56 163 exibições
Laranja: Novo leilão de Pepro deve acontecer na próxima sexta-feira (29) e beneficiará produtores de São Paulo e Paraná. O limite será de 15 mil caixas por produtor. Valores deverão ser divulgados nos próximos dias, mas a expectativa é de R$ 3,45/caixa, o que deve ajudar nos custos de colheita e transporte.

Na próxima sexta-feira (29) acontece mais um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) para a laranja, que deverá beneficiar produtores dos estados de São Paulo e Paraná. Diferente dos outros leilões que tinham o limite de 10 mil caixas pra cada produtor, com limite de 5 mil caixas por leilão, desta vez será de 15 mil caixas, que poderá ser utilizado integralmente.

Os prêmios para este leilão ainda não foram divulgados, mas a expectativa de Marco Antônio dos Santos, presidente da Câmara Setorial de Citricultura, é de que fiquem em torno de R$ 3,45/caixa. O valor deverá cobrir parte dos gastos com a colheita e com o frete.

O setor tem enfrentando grandes problemas relacionados ao clima, principalmente em São Paulo com a falta de chuvas. Segundo Marco Antônio, a colheita da laranja precoce (hamlin) deve terminar no início do setembro e foi a variedade que mais foi prejudicada pela estiagem. “As frutas estão pequenas, murchas, não acrescenta água para dar peso. Então está prejudicando muitos produtores", relata o presidente.

Como consequência da baixa qualidade, muitas empresas processadoras de suco estão devolvendo parte da produção entregue pelos produtores por não estarem aptas para a fabricação de sucos. Além disso, muitas frutas já estão saindo murchas vindas do pomar. 

Por:
Sérgio Braga // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário