DA REDAÇÃO: Setor sucroenergético registra mais demissões em função da crise

Publicado em 28/08/2014 13:14 e atualizado em 28/08/2014 17:19
Na VEJA Marina se reúne com usineiros e critica Dilma e Aécio

Em visita a Sertãozinho (SP) da candidata à presidência pelo PSB, Marina Silva, líderes do setor sucroenergético pretendem apresentar um diagnóstico para chamar atenção para a crise do etanol.  O setor tem registrado diversas demissões, além de já ter fechado 44 usinas moedoras de cana-de-açúcar e ter mais 20 em estado de recuperação. O secretário da Indústria, Comércio e Agricultura de Sertãozinho (SP), Carlos Roberto Liboni, conta que já foram totalizados de 3 a 4 mil funcionários demitidos, de um total de 44 mil empregos gerados na região.  

A maior causa da crise é a má remuneração para o setor, visto que as perspectivas de demanda são positivas. Esta má remuneração se deve as ações do governo para controle da inflação, que congelou os preços dos combustíveis. Para Liboni, o ideal seria que houve uma livre negociação e menos interferências por parte dos governantes neste setor.  Além disso, a retirada a taxa de Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) da gasolina, que também reflete no etanol, derrubou a remuneração dos produtores em 28%.

Para Liboni, apesar da crise, há uma grande expectativa de crescimento, mas será necessário tomar medidas de curto prazo.  No ano passado 17 entidades realizaram uma carta que documentava a eminência desta crise que se instalou pelo setor, que foi destinada ao Governo Federal. "Há um ano foi formalizada essas preocupações e cenários, pedindo que alguma coisa fosse feita, mas infelizmente não foi", lamenta o secretário.

Já para medidas de longo prazo, Liboni reforça a importância de um marco regulatório, para demonstrar as expectativas reais do setor e resgatar a confiança de investidores. 

Marina se reúne com usineiros e critica Dilma e Aécio

Ex-senadora visita feira de tecnologia sucroenergética, direcionada a usineiros e produtores rurais, para tentar quebrar resistência à sua candidatura

Talita Fernandes, de Sertãozinho
A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, na Fenasucro (Feira Internacional de tecnologia sucroenergética), na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo

A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, na Fenasucro (Feira Internacional de tecnologia sucroenergética), na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo (Felipe Cotrim/VEJA.com)

A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, respondeu às críticas dos seus adversários Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) nesta quarta-feira. O tucano havia dito que o país não pode ser governado por "amadores", e a petista afirmou que não é possível "governar com os melhores sem fazer aferição".

"Tem muita gente por ai dizendo que o Brasil não pode ser governado por amadores dos sonhos. Os brasileiros terão de fazer uma escolha: ou apostam no sonho de que a gente possa ter um Estado eficiente que faça a sua gestão escolhendo os melhores e não aqueles que são indicados pelos interesses do partido desse ou daquele grupo", disse Marina, em referência à fala de Aécio. Em seguida, disparou contra Dilma. "Tenho certeza de que é melhor conversar com FHC do que com ACM e de que é melhor conversar com Lula do que com Sarney", disse. "Se Dilma tivesse feito menos propaganda do governo Lula, setenta usinas não estariam fechadas e outras quarenta em processo de recuperação judicial. Governo não é para fazer propaganda, mas para assumir compromisso."

A ex-senadora participa nesta quinta-feira da Fenasucro, feira internacional de tecnologia sucroenergética, na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo. Para se livrar da pecha de que é inimiga do agronegócio, a ex-senadora dedica sua agenda a dois eventos com o setor: amanhã ela participa de um jantar em São Paulo com quarenta empresários do ramo a convite do presidente do Datagro (consultoria de etanol e açúcar), Plínio Nastari.

Durante sua fala, a ex-senadora aproveitou para criticar o abandono do setor sucroenergético pelo governo federal. Ela enfatizou a importância dos investimentos no etanol para limpar a matriz energética do país.

Marina mencionou a destinação de 10% do PIB para a educação como uma das prioridades. "Essa é uma escolha que tem que ser feita entre os que têm esse sonho amador de ver o Brasil eficiente e unido em torno desses objetivos ou se vamos continuar nas mãos dos profissionais das escolhas incorretas."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas + Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário