DA REDAÇÃO: Café – Especulações sobre a safra brasileira movimentam mercado

Publicado em 08/09/2014 14:12 e atualizado em 09/09/2014 11:06 550 exibições
Café: Há diversas especulações no mercado sobre o tamanho da atual safra e informações que chegam ao mercado movimentam o andamento dos negócios. Com déficit hídrico nas lavouras, para o ano que vem já é esperada uma severa quebra.

O mercado de café arábica opera em volatilidade nos últimos dias influenciado pela indefinição da safra brasileira. Levantamentos recentes apontam quebra na safra atual e possibilidade de quebra ainda maior na 2015/16.

De acordo com o cafeicultor, Marco Antônio Jacob, a próxima safra terá uma quebra considerável em função das condições climáticas desfavoráveis nas principais regiões produtoras. “Teremos uma quebra grande por ser ano de bienalidade baixa e com os efeitos danosos dos últimos meses no parque cafeeiro a quebra em 2015 será muito maior e infelizmente os órgãos oficias da Secretaria da Agricultura não se manifestam a respeito disso”, disse em entrevista ao programa Mercado & Cia, apresentado por João Batista Olivi.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve divulgar nos próximos dias levantamento com dados da safra atual, fato que pode estabilizar a Bolsa de Nova York, que apresenta intensa volatilidade em torno da indefinição da safra nas principais regiões produtoras de café.

“Grande parte das traders divulgam informações errôneas em função de movimentar o mercado e impulsionar para baixo. Mas a verdade é que o ano que vem devemos ter uma safra de arábica máxima de 25 milhões de sacas, isso se tudo ocorrer bem e as chuvas retornarem agora no fim de setembro”, afirmou o cafeicultor.

Por:
João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário