DA REDAÇÃO: Café – Lavouras de Brodowski (SP) sofrem com déficit hídrico

Publicado em 09/09/2014 13:18 e atualizado em 09/09/2014 15:37
Café: Lavouras de Brodowski (SP) sofrem com déficit hídrico e com a falta de nutrientes no solo. Durante todo o ano, as chuvas ficaram abaixo da média da região. Com isso, as plantas apresentam queda de folhas e amadurecimento precoce.

As lavouras de café em Brodowski-SP estão sendo afetadas pela seca e apresentam déficit hídrico recorde.  A fazenda de café do engenheiro agrônomo, Anderson Rodrigo da Silva, é uma das afetadas.

“A lavoura está depauperada, faltou água para levar nutrientes do solo até a planta. Então teve o esgotamento de carboidrato da planta porque o fruto estava precisando de nutriente e não tinha no solo para levar com a água, o fruto serviu de dreno e ocorreu esse depauperamento”, disse Silva.

Outra preocupação do engenheiro agrônomo é com a florada. “As áreas que tiveram uma chuva entramos com aplicação de fungicida para segurar aquela primeira florada que houve devido à chuva”. Segundo Silva, a média de chuva nessa época do ano na região deveria ser de 1800mm.

De acordo com o engenheiro agrônomo, outras áreas também apresentam problemas, prejudicando ainda mais a próxima safra. “Em outras áreas que estão melhores também temos o problema de queda de folhas devido o estresse hídrico. A planta entende que tem que ser mandado etileno para a parte aérea para liberar a folha logo e ela amadurece precoce e cai”, explicou.

O engenheiro agrônomo calcula que a perda de rendimento nas lavouras da região seja de 5% a 30% na safra colhida.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário