DA REDAÇÃO: Café – NY registra baixa impulsionada pela expectativa de regularização das chuvas

Publicado em 25/09/2014 10:26 e atualizado em 25/09/2014 15:29
Café: Novas previsões de clima indicam chuvas com bons volumes e regularidades para principais regiões produtoras do Brasil e exercem severa pressão sobre as cotações em Nova York nesta quinta-feira (25). Mercado conta com uma volatilidade acima da média e investidores observam um quadro para os próximos 15 a 16 meses.

Nesta quinta-feira (25), os preços do café arábica despencaram na Bolsa de Nova York. De acordo com o analista de mercado, Gilson Fagundes, a pressão se deve as informações de chuva regular que deve cair no Sul de Minas Gerais – importante região produtora de café arábica que sofre com o déficit hídrico. A falta de precipitações tem comprometido o desenvolvimento das plantas que podem refletir significativamente na safra 2015.

“A média de chuva de um ano é em torno de 1500 a 1700 mm, para se ter noção nós temos no acumulado 500 mm é um déficit de 1000 mm”, afirma Fagundes.

Ainda de acordo com o analista, mesmo com a volta das chuvas na região, as perdas para a safra 2015 já estão concretizadas visto que as precipitações não foram generalizadas, devido à falta de chuvas os chumbinhos foram abortados. “A chuva não vai resolver totalmente o problema, mas ameniza. Daqui para frente nós teremos resposta em função da abertura da florada e o seu ‘pegamento’”, diz. A região chegou a receber chuva no final da semana passada, mas de forma irregular e com baixos volumes.

Segundo o analista de mercado, o ‘pegamento’ só aconteceu nas plantas mais novas e grande parte das lavouras ainda não tiveram a florada principal. “Há 40 dias atrás, tivemos uma florada localizada em lavouras jovens e que até o momento não registra falta de pegamento. Também tivemos uma florada há duas semanas atrás que não chega a 10%. A soma é de 25% a 30% restando 70% para abrir”, explica.

Fagundes acredita que a florada principal pode chegar com a chuva deste final de semana. “Se tivermos precipitações de 20 mm a 30 mm haverá abertura daqui 15 dias, mas nós só saberemos se ela terá pegamento ou não a partir de novembro”, pondera.

Com essa indefinição, a Bolsa de Nova York deve manter a tendência de volatilidade, afirma o analista. “O mercado está com volatilidade acima da média e até que consolide a safra, que deve acontecer apenas em torno de dezembro a janeiro de 2015, nós sofreremos esse movimento de ontem e hoje. Tudo isso cabe em atenção para comercializar essa produção”, afirma. O produtor, portanto, precisa fazer suas contas analisando se os picos de alta são positivos para fechar as contas ou não.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário