DA REDAÇÃO: Café – Em Altinópolis/SP, seca continua e perdas na próxima safra de café pode ser maior do que o projetado

Publicado em 08/10/2014 17:18 e atualizado em 13/10/2014 15:28 781 exibições
Café: Em Altinópolis (SP), seca continua e perda na próxima safra pode ficar acima do projetado inicialmente. A expectativa é que a florada seja abortada. Apesar da reação nos preços, boa parte dos cafeicultores negociaram o produto com valores abaixo dos custos de produção, em torno de R$ 270,00 a saca. Representantes do setor se organizam e solicitam a prorrogação das dívidas.

A seca continua nas principais regiões produtoras de café. Na cidade de Altinópolis-SP, a perda na próxima safra pode ficar acima do projetado inicialmente.

“Com a seca que perdura desde o início do ano nós tivemos uma pequena florada, mas ela abortou”, afirma o diretor do Sindicato Rural de Altinópolis-SP, João Abraão Filho. Ainda de acordo com o representante do sindicato, a região registra falta de água até para consumo próprio.

De acordo com a Climatempo, as chuvas na região Sudeste devem ser regulares  apenas na segunda quinzena de novembro, o que preocupa ainda mais os cafeicultores.

Sem água, os produtores não conseguem fazer nem os tratos culturais nos cafés. “O produtor não sabe que tipo de adubo colocar na planta, se usa para crescimento ou para a planta ter fruto”, diz.

Com a realidade, as perdas para a próxima safra fatalmente serão maiores que a atual. “Vários produtores estão esqueletando as plantas porque tem lavoura que não vai produzir nem cinco sacas por hectare”.

Apesar da reação nos preços, boa parte dos cafeicultores negociaram o produto com valores abaixo dos custos de produção, em torno de R$ 270,00 a saca.

Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário