DA REDAÇÃO: Café – Prócafé de Varginha confirma déficit hídrico de 200 mm no Sul de Minas

Publicado em 10/10/2014 18:02 e atualizado em 13/10/2014 12:25
Café: Prócafé de Varginha fecha boletim de avisos fitossanitários de setembro e confirma déficit hídrico em torno de 200 mm nos cafezais do Sul de Minas. E o problema é que a falta de chuva continua o que pode comprometer o pegamento das últimas floradas.

A Fundação Procafé divulgou nesta sexta-feira (10), um levantamento com dados sobre o déficit hídrico na região Sul de Minas. Até o momento na cidade de Varginha-MG há déficit de 220 mm, em Boa Esperança o número chega a 273 mm e em Carmo de Minas são 185 mm.

De acordo com o Engenheiro Agronômo da Procafé, Rodrigo Naves Paiva, em Varginha-MG, a precipitação está em 46mm, quando o normal seria 72 mm e a temperatura registrou quase um grau acima da média no mês de setembro.

A floração do cafezal é um momento muito esperado pelo cafeicultor, pois é o primeiro anúncio da próxima safra. No entanto, as condições climáticas deixam os produtores preocupados. “Nas lavouras que a precipitação foi menor em torno de 5 mm a 20 mm a florada saiu, mas a planta já vinha debilitada então esse ‘pegamento’ pode não acontecer de forma perfeita”, afirma Paiva.

Os produtores esperam por chuvas nos próximos dias para confirmar o ‘pegamento’. “As últimas precipitações na região ocorreram nos dias 21 e 30 de setembro. Mas a partir daí não choveu mais e a cada dia que passa fica mais difícil da planta se recuperar”, diz o engenheiro a Procafé.

Em setembro, a Fundação estimava perda de 20% para a produção no ano que vem. No entanto, com a seca persistindo a quebra pode ser maior. “Nós temos os problemas climáticos desde janeiro, a planta não se desenvolveu. E agora temos esse problema pós-florada”, explica. O engenheiro pondera que só quando as chuvas retornarem será possível quantificar as perdas para o ano que vem.

Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o déficit na temporada 2015/16 pode ser o maior em nove anos. Enquanto isso, a demanda global de café deve crescer 2,5% (4,95 milhões de toneladas) neste ano de acordo com dados da Euromonitor International.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário