Avicultura e suinocultura do Brasil sofrem com severo impacto da greve dos caminhoneiros, já há animais morrendo no campo
Os avicultores e suinocultores do país estão preocupados com os impactos da greve. No campo já tem animais morrendo pela falta de ração. Segundo Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA (Associação Brasileira de Proteínas Animais), em alguns casos fabricas estão parando de produzir a ração por falta de insumo e deixando os animais sem alimento.
Para evitar maiores perdas no setor, o presidente da ABPA, Francisco Turra, busca entrar com uma liminar evitar o bloqueio e está em contato com o governo federal para obter apoio e uma efetiva participação da policial, para cumprir as liminares que já foram concedidas ao governo.
De acordo com Santin os produtores apoiam as reivindicações da greve, mas não concordam com a forma que elas acontecem, paralisando rodovias e portos. “Nós estamos pedindo que os caminhoneiros que são companheiros de uma cadeia produtiva, não parem a produção de alimento, porque pode faltar comida na mesa deles também”, declara Santin.
Além disso, as exportações começam a ser comprometidas com a paralisação dos portos. “Não é possível chegar ao porto, e não conseguem exportar. Os navios internacionais chegam até o porto, não tem carga e seguem para outros países, pois ele tem uma rota a cumprir, não pode ficar esperando. E no final quem vai pagar a conta desses prejuízos será o consumidor final”, concluiu o vice-presidente.
Para Santin, o que ameniza a situação é o estoque nacional de alimentos do varejo que permite a população ter acesso ao alimento sem grandes prejuízos até o momento. E para o produtor a orientação é controlar o estoque de ração para não haver morte de animais.
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família