Avicultura e suinocultura do Brasil sofrem com severo impacto da greve dos caminhoneiros, já há animais morrendo no campo

Publicado em 24/02/2015 17:24
Avicultura e suinocultura do Brasil sofrem com severo impacto da greve dos caminhoneiros, já há animais morrendo no campo

Os avicultores e suinocultores do país estão preocupados com os impactos da greve. No campo já tem animais morrendo pela falta de ração. Segundo Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA (Associação Brasileira de Proteínas Animais), em alguns casos fabricas estão parando de produzir a ração por falta de insumo e deixando os animais sem alimento. 

Para evitar maiores perdas no setor, o presidente da ABPA, Francisco Turra, busca entrar com uma liminar evitar o bloqueio e está em contato com o governo federal para obter apoio e uma efetiva participação da policial, para cumprir as liminares que já foram concedidas ao governo.
De acordo com Santin os produtores apoiam as reivindicações da greve, mas não concordam com a forma que elas acontecem, paralisando rodovias e portos. “Nós estamos pedindo que os caminhoneiros que são companheiros de uma cadeia produtiva, não parem a produção de alimento, porque pode faltar comida na mesa deles também”, declara Santin.

Além disso, as exportações começam a ser comprometidas com a paralisação dos portos. “Não é possível chegar ao porto, e não conseguem exportar. Os navios internacionais chegam até o porto, não tem carga e seguem para outros países, pois ele tem uma rota a cumprir, não pode ficar esperando. E no final quem vai pagar a conta desses prejuízos será o consumidor final”, concluiu o vice-presidente.

Para Santin, o que ameniza a situação é o estoque nacional de alimentos do varejo que permite a população ter acesso ao alimento sem grandes prejuízos até o momento. E para o produtor a orientação é controlar o estoque de ração para não haver morte de animais.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário