Truculências e despreparo do governo mantém caminhoneiros protestando nas estradas de todo o Brasil

Publicado em 27/02/2015 10:17
Greve dos Caminhoneiros segue enquanto continuarem as medidas truculentas e ineficientes do governo. Propostasm - principalmente do congelamento do preço do diesel - são ineficientes para atender os manifestantes e mudar as situações precárias em que trabalha a classe. Veja o comentário de Telmo Heinen.

O Governo Federal anunciou, nos últimos dias, diversas medidas a fim de solucionar os problemas da greve dos caminhoneiros, porém alguns manifestantes continuam parados e insatisfeitos com as soluções.

Para Telmo Heinen, consultor em comercialização, as decisões equivocadas do governo, como o uso da Guarda Nacional, Polícia Militar, e a aplicação de multa aos manifestantes, não é a solução e só causa mais revolta – principalmente em se tratando de um período de recessão da economia.  Contudo, todas essas medidas buscam redirecionar o foco da greve.

Além disso, como as greves acontecem de forma autônoma, sem entidades representadoras, Telmo considera que a única solução no momento é a criação de uma frente parlamentar – com a união dos produtores rurais - para discutir o assunto. E segundo ele, as paralisações devem continuar nos próximos dias.

 “O frete é uma atividade exclusivamente privada, então não cabe ao governo patrocinar tabelamento de preços. Entretanto, eles poderiam conduzir o assunto nesta direção e, parecia que era o caso quando pretendeu colocar em uma mesa de negociação as empresas privadas e os caminhoneiros. Mas eles cometeram um erro, reuniram para debater o assunto as empresas grandes que não representam a maioria dos caminhoneiros, gerando indignação”, afirmou Heinen.

O brasileiro é pródigo em agir nos efeitos ao invés de agir na causa, dessa forma é preciso avaliar que os gastos já estão programados e as medidas de redução - como diminuição de gastos público -  na pratica não acontecem, explica o consultor. Neste sentido, Heinen considera que há um grande descontentamento por parte da população nos lideres políticos, como é o caso do Deputado Eduardo Cunha (PMDB - RJ),Presidente da Câmara dos Deputados, que aprovou na última quarta-feira (25),  aumento em todas as despesas com parlamentares, incluindo verba de gabinete,  auxílio-moradia e cota parlamentar, que inclui gastos com passagens aéreas e conta telefônica.

Ainda, citou o caso da CPI (Comissão Parlamentar de Inquerito) da Petrobrás, que deveria ser uma grande vitória para o povo brasileiro, no entanto a nomeação do  presidente Hugo Motta (PMDB-PB) e o relator Luiz Sérgio (PT-RJ) - ambos apoiadores do governo - demostram que as medidas de um modo geral não cumprem de fato o seu papel.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário