Impunidade é o que mais assusta em relação às ações promovidas pelo MST contra o uso da biotecnologia no Brasil

Publicado em 06/03/2015 13:26


Impunidade é o que mais assusta em relação às ações promovidas pelo MST contra o uso da biotecnologia no Brasil

As mulheres do MST que invadiram o centro de pesquisa da Suzano Papel e Celulose no interior de São Paulo, na manhã de ontem (05) destruíram 9 anos de pesquisa de transgênicos, e intitularam o movimento como a "luta das mulheres camponesas". 

No entanto, para o presidente do clube amigos da terra do Rio Grande do Sul, Almir Rebelo, esse tipo de atitude é uma luta contra do desenvolvimento brasileiro. Almir tem uma longa história em defesa da biotecnologia no Brasil e apoio a aprovação da lei de biossegurança, vigorada em 2005.

"Essas mulheres não sabem o que é eucalipto, não sabem o que é soja, não sabe o que é biotecnologia, e são usadas como massa de manobra para dar esse golpe no desenvolvimento brasileiro", declara Rebelo.

A alegação para a destruição das mudas de eucalipto é que as modificações consumirão mais água, entretanto, Almir afirma que por conta da redução de 3 anos no período de desenvolvimento da cultura, a espécie consumirá menos água e não o contrário. "O ciclo vai consumir de 2 a 3 anos a menos de água, esse eucalipto atinge o desenvolvimento porque é mais eficiente no aproveitamento da mesma água".

Rebelo registra sua indignação diante da impunidade e insegurança, a qual o governo federal não toma nenhuma atitude. A destruição de 9 anos de pesquisas não afeta apenas pesquisadores e o setor produtivo do país, mas a longo prazo a falta de desenvolvimento afetará também a sociedade como um todo. "Quando eles fizeram isso aqui em Porto Alegre, Guaíba, foram mostradas essas imagens e essas atitudes são repugnantes causando uma repulsa da sociedade", ressalta Almir.

 

Soja Transgênica em 2001

Cerca de 800 agricultores sem terra destruíram dois hectares de soja transgênica da multinacional Monsanto, em Não-Me-Toque (a 300 km de Porto Alegre), em janeiro de 2001. Em discursos, acusaram a empresa de vender sementes transgênicas (o que é proibido) e pediram a sua expulsão do país.

O protesto contou com a participação do agricultor francês José Bové, que em agosto de 1999 tornou-se uma celebridade antiglobalização ao destruir uma lanchonete do McDonald's. Bové e outros cinco estrangeiros integrantes da Via Campesina (organização internacional de agricultores) e a Federação de Camponeses Franceses ajudaram na destruição do plantio.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Simples assim..., quando uma empresa dessas, dentro do seu direito democrático, defender sua propriedade e reagir, e pior, se algum invasor infelizmente sucumbir, o restante desses terroristas disfarçados se acovardarão..., e esse tipo de desmando impune e incentivado por canalhas revestidos do poder, perderão a liderança diante da opinião e os desejos da população ordeira e trabalhadora que deseja uma pais realmente sério e com perspectivas de justiça. Fatos lamentáveis, características deste desgoverno que hoje, infelizmente impera neste pais maravilhoso chamado Brasil. Que isso seja de lição para os magistrados que ditam e decidem os rumos jurídicos desta Nação, preceitos estes, que infelizmente tem um preço e que muitos se sujeitam por míseros reais, deixando o bem mais precioso do ser humano à deriva, que são a dignidade, honestidade e principalmente a ética..., valores que foram vergonhosamente comprados pelo poder.

    0
  • domingos de souza medeiros Dourados - MS

    Ate quando presenciaremos os desmandos e truculencia destes ditos movimentos sociais que mais sabem promover a destruicao do trabalho cientifico ! O Brasil parece nao ser dos brasileiros e sim dos vandalos e terroristras importados.

    0