EXCLUSIVO: Cenário positivo para agropecuária com demanda asiática aquecida e recuperação econômica mundial

Publicado em 04/05/2010 12:14 e atualizado em 04/05/2010 15:45
Agricultores acreditam na excelente fase do Brasil neste momento de recuperação da economia mundial, puxada pelas Ásia. Mas lideranças lembram que a renda dos brasileiros está sendo perdida pelos juros altos e dólar baixo.
As primeiras palestras da Enipec 2010 trouxeram boas perspectivas de oportunidades para os produtores brasileiros. O crescimento da Ásia e o momento de recuperação da economia mundial caracterizam o cenário positivo para o mercado brasileiro.

Segundo Rui Ottoni Prado, presidente da Famato, as oportunidades que se apresentam “são desafios que estamos enfrentando e para isso realizamos esse encontro internacional dos negócios da pecuária, que envolve grãos e todo o desdobramento para a produção de carnes”.

Diante da demanda asiática crescente, Prado acredita que a oferta de todos os tipos de carne – bovinos, suínos e de aves – devem ser intensificadas de forma que diversos mercados possam ser atingidos. No entanto, para que isso possa ser concretizado, questões como problemas ambientais e de logística precisam ser resolvidos para que a abertura de novos negócios seja, de fato, eficiente.

O câmbio também se apresenta como problema atualmente, pois tem tirado a renda dos produtores. “O câmbio é fundamental para nós, e além do câmbio, os juros. A agropecuária paga juros que não são compatíveis com esta atividade”, explica o presidente da Famato. E diz ainda que na medida em que o real se valoriza frente ao dólar, a compra de insumos torna-se mais compensatória para os produtores.

Sobre a sucessão presidencial, Prado diz que é preciso que avaliar as propostas de cada candidato para questões como logística e renda, que são fundamentais para o bom desempenho do setor. “O Brasil chegou a um momento de decisão com essa nova administração que será feita pelo novo presidente. É preciso resolver esses gargalos, do contrário, a agropecuária, principalmente no centro-oeste, vai ser estrangulada em funções dessas questões ambientais, de logística, de câmbio e de juros”, diz o presidente da Famato.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário