ENIPEC 2010: Famato chama produtores rurais para pressionar votação na Câmara do Novo Código Florestal

Publicado em 05/05/2010 17:03 e atualizado em 05/05/2010 18:15
Confira a entrevista com Marcos da Rosa na ENIPEC 2010.

 

Quando processos de recuperação judicial dos grandes frigoríficos começaram a ser aprovados e a monopolização das empresas pressionou os preços a menos de dois anos, movimentos de fortes baixas nos preços do boi gordo aconteceram no Mato Grosso. Atualmente, pecuária do estado vive outro momento, onde vendas à vista são priorizadas e o produtor começa a compassar a comercialização do seu animal, com também, aprovação da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para venda de gado vivo a outros estados brasileiros para 4%. Porém,pecuaristas apenas lucram com o custo da produção.

Da sexta edição do Encontro Internacional de Negócios da Pecuária, a Enipec 2010, Marcos da Rosa, presidente do sindicato rural de Canarana (MT) e presidente da Comissão da Pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), expõe a preocupante situação em que se encontram os produtores rurais do Estado.

Para o presidente, é preciso avançar muito no setor e o trabalho agora é conscientizar o pecuarista sobre a importância das vendas à vista, com nota fiscal e dinheiro depositado em conta bancária. Outro ponto positivo para o momento em que vivem é a venda compassada de animais para abate, bem como, a redução do imposto para venda de gado em pé para outros estados.

O setor ainda caminha sem lucro, mas como a Enipec 2010 propõe este ano, lutar por uma nova lei florestal e ambiental é primordial para o país, ainda mais agora quando é divulgado o trabalho da Comissão Especial do Governo Federal para Revisão do Código Florestal e apenas depende da aprovação da Câmara. Para isso, Marcos da Rosa chama todos os pecuaristas e produtores rurais para chegar em Brasília e começar um movimento de pressão sobre o Governo a fim de se ter uma nova lei que defenda os interesses da cadeia produtiva que mais sustenta o Brasil.

“Essa é a renda da nossa vida, da nossa família, do nosso filho, do nosso neto. Pecuarista produtor rural deste Brasil esteja de olho nesse movimento, a sua renda pode começar a ser positiva a partir deste momento. Na votação do Código Ambiental, produtor do Brasil inteiro tem que fechar Brasília e se possível, fechar o aeroporto para que não tenha vôos internacionais e nem nacionais para mostrar a força do produtor rural que na balança comercial está provado definitivamente, é o único resultado positivo deste país”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário