ENIPEC 2010: Ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, fala sobre a importância de uma política monetária para o produtor

Publicado em 05/05/2010 17:16 e atualizado em 06/05/2010 14:42
Confira a entrevista com Alysson Paolinelli.

Desde a década de 80, o custo de alimentação caiu de 42% para 18% da renda total do salário de uma família de renda média no Brasil. De acordo com o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, isso ocorreu graças aos agricultores que transferiram a renda.

Porém apesar da importância do produtor rural, ele é o mais necessitado de uma melhoria na renda. Paolinelli acredita que é o governo quem deve ajudar. “O que deve ser feito, no mínimo, é o governo retornar com as políticas públicas que existiam e que ele [governo] acabou com ela. Ele anuncia que tem crédito, mas o agricultor está sem crédito e fazendo venda antecipada, a um juro altíssimo, perdendo aquilo que ele mais precisava que é a sua renda”.

Atualmente o produtor paga, ainda, o maior imposto. “O produto in natura continua com 25% de imposto direto e indireto, então ele está pagando o maior juro do mundo e o maior custo de serviço” frisa Alysson. “Uma saca de milho produzida aqui no Mato Grosso a R$ 7,00, está pagando para esse produtor R$ 10,00. Isso parece até brincadeira”.

Quando questionado sobre uma possível mudança no câmbio, o ex-ministro afirma que o câmbio é um instrumento de política monetário muito grande. “Eu prefiro que o câmbio não mexa, que deixem flutuar. Porque o último que mexeu com o câmbio, que foi o Sr. Fernando Henrique,acabou com a agricultura para fazer do câmbio uma âncora cambial”.

Ele afirma, ainda, que o setor produtivo, do qual depende toda a população brasileira, precisa ter um juro preferênciado.

E garante, “Em democracia, quem estiver mobilizado e organizado faz, quem não estiver recebe feito”.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário