EXCLUSIVO: Integração lavoura x pecuária e rotação de cultura contribuem para boa produtividade no oeste baiano

Publicado em 04/06/2010 11:33 e atualizado em 10/03/2020 00:33
Bahia Farm Show: Pesquisas no oeste baiano focam em sistemas conservacionistas de plantio adequados às condições climáticas da região.
Muitas pesquisas estão acontecendo no oeste baiano com o objetivo de favorecer a agricultura na região, buscando a sustentabilidade do sistema.  A Fundação Bahia é umas dessas pesquisadoras e, segundo Ricardo Santos Cruz, pesquisador, foca no lançamento de novas cultivares – com melhoramento genético tanto na cultura do algodão quanto da soja.

Em torno dos três principais cultivos do oeste baiano acontecem estudos com o propósito de integrar os sistemas. Para isso, os produtores utilizam do mecanismo rotatividade de cultura e de integração entre lavoura e pecuária. “A integração lavoura/pecuária, além desses manejos conservacionistas, a rotação de cultura principalmente, inclui o gado nessas áreas de agricultura de uma forma a agregar mais rentabilidade ao sistema”, explica Cruz.

A rotatividade de cultura, segundo pesquisador, mais do que uma prática comum é uma necessidade dos produtores da região. A técnica permite a preservação das áreas agricultáveis e também as áreas de preservação ambiental. “A partir do momento em que você preserva sua área e ela mantém a produtividade alta, diminui a necessidade de abrir novas áreas e desmatar áreas de preservação permanente, as APPs”, diz o pesquisador.

Esse sistema tem trazido bons resultados ao oeste baiano, uma vez que os produtores têm registrado produtividade acima da média, e isso vale para algodão, soja e milho. “A população de pragas ou patógenos sempre vai existir, mas o objetivo é mantê-la abaixo de um nível que não chega a causar dano. E quando você faz esse manejo de sustentação, isso sempre acaba acontecendo”, afirma.

Na região, a integração lavoura x pecuária acontece, basicamente, com o milho. O plantio do cereal é semeado com alguma braquiária, e quando acontece a colheita, o capim está e pleno vigor. O sistema é conhecido como Santa Fé.  Além disso, o resíduo que sobra da classificação da soja e mais o caroço do algodão, também são utilizados, mais tarde, na alimentação da pecuária. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário