EXCLUSIVO: Novos leilões do Governo pressionam mercado futuro do milho, mas movimento deve ser passageiro

Publicado em 11/11/2010 12:38 e atualizado em 12/11/2010 10:01
Milho: Governo anuncia leilão de 317 mil toneladas para o dia 18. Cotações na BM&f caem rapidamente, mas analistas alertam que o movimento é passageiro, pois a quantidade leiloada é mínima, e os fundamentos mostram que os estoques governamentais estão apertados.
O Governo anuncia mais um leilão de 317 mil toneladas de milho para o próximo dia 18. Enquanto isso, as cotações na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro) caem rapidamente, mas analistas alerta que o movimento é passageiro já que a quantidade ofertada é baixa e os fundamentos mostram que os estoques governamentais estão apertados.

O representante da Câmara Setorial do Milho, Sebastião Gulla, alerta que as safras brasileiras correm risco na produtividade final caso o fenômeno climático La Niña influencie negativamente o clima no desenvolvimento e colheita. O Paraná prevê redução de 20% na produção de milho. Portanto, a situação para o consumo não é nada confortável.

Segundo ele, os estoques de passagem do Governo devem giram em torno de 5 ou 6 milhões de toneladas, mas o consumo aumentou, cerca de 1 milhões a mais do que em 2009. Com os leilões passados, Gulla lembra que os produtores venderam seu produto antes da alta do mercado internacional, abaixo do preço mínimo. Ele acredita que o Governo não deva vender seu estoque todo, mas reter parte para qualquer emergência.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    corrigindo meu comnetario, em maio de 2010.

    0
  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    Porque o Sr. Sebastião Gulla não alertou o Governo para não deixar a LAMBANÇA acontecer? Em maio/2011 os preços de milho estavam em todos os estados abaixo do preço mínimo, não fando garantia de preço aos produtores. O Governo entra com os leilões de PEP, faz com que os preços sejam reajam e depois vem alguém dizer que o Governo fez lambança? Na reportagem o Sr. Sebastião diz que não havia necessidade do govberno gastar o rio de dinheiro com subsídios, então porque no início dos leilões, ele como representante da cadeia do milho não alertou o Governo do que poderia vir pela frente se ele já sabia?

    0
  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    Bom dia,

    O presidente da camara setorial do Milho e Sorgo é o Sr. Cesar Borges e não o Sr. Sebastiao Gulla, como mencionado na reportagem.

    0
  • Luiz Carlos Sobrinho Aparecida de Goiãnia - GO

    - Este Sebastião Gulla, deve de ser muito otimista .

    - Porque na realidade um único leilão deve de acalmar os preços do Milho .

    - Também porque o estoque do governo é grade e ainda tem muito milho nos armazéns e na mão de produtores, que estavam especulando.

    - Depois fevereiro e março já aparece a outra safra .

    - Se o governo precisa de fazer estoque e tiver competecia para isso é só fazer um leilão de MERCADO DE OPÇÃO .

    - SDS

    Luiz Carlos

    0