EXCLUSIVO: Qualquer crise internacional pode derrubar os preços das commodities repentinamente, afirma analista

Publicado em 12/11/2010 12:52 e atualizado em 12/11/2010 16:49

 

Antes de o governo da China anunciar nesta madrugada medidas para controlar a inflação no país, o analista da RC Consultores, Fábio Silveira, não acreditava no estouro da bolha de commodities engatilhada pelas informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre estoques e produção de grãos no mundo do início da semana.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Segundo ele, o movimento de alta iniciado entre junho e julho deste ano, após o Leste Europeu e a Rússia sofrerem perdas em suas safras por causa da estiagem, valorizou o mercado de commodities agrícolas como um todo provocou uma liquidez no mercado internacional, onde investidores sem opções migraram para o mercado futuro das agrícolas, empurrando os preços para cima. No Brasil, a alta acompanhou todo esse movimento e melhorou os preços internos.

 

Porém, Silveira lembra que, como pouco antes da crise em 2008, o mercado respondia com preços altíssimos até acontecer o problema imobiliário norte-americano, o que ocasionou uma queda drástica aos valores das commodities agrícolas em Chicago. Portanto, o analista alerta que mesmo em patamares mais elevados, qualquer movimento ou notícia baixista pode despencar com os patamares atuais de preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário