EXCLUSIVO: Escassez na oferta eleva o preço do algodão às máximas, prejudicando as indústrias têxteis

Algodão: indústrias passam por momento delicado. Além da oferta apertada de matéria prima e os altos preços do produto, setor enfrenta concorrência externa das confecções.
Publicado em 01/02/2011 13:20 | Atualizado em 01/02/2011 17:24

 

Os preços do algodão explodem na alta dos preços por causa da falta de oferta no mercado e as indústrias passam por um momento delicado, tendo que enfrentar concorrência externa das confecções.

Segundo a consultora de mercado, Maria de Lourdes Yamaguti, os estoques atuais não são suficientes para um mês de demanda, a preços que bate os US$ 4.00 pela libra peso do produto.

A escassez na oferta obriga a indústria têxtil a importar de produtos acabados ou diretamente o fio ao invés da matéria-prima, porque não consegue repassar o valor da alta para o mercado consumidor. As confecções aumentaram em até 40% no valor do produto final.

Yamaguti acredita que nem mesmo um aumento nas áreas a serem plantadas com algodão na safrinha de inverno será suficiente para atender a demanda mundial já que a tendência sócio-econômica é de constante crescimento populacional. Contudo, os preços devem se sustentar pelos próximos anos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário