EXCLUSIVO: Estoques mundiais apertados de trigo podem beneficiar produtores brasileiros

Publicado em 11/04/2011 14:40 e atualizado em 12/04/2011 09:43
Trigo: com preço em alta na CBOT, perspectivas para o plantio no Brasil são muito boas e triticultor pode garantir renda com as exportações. USDA já declarou que deficiência dos estoques de milho podem ser garantidos com trigo.
Os preços do trigo poderão melhorar para o produtor brasileiro devido a pressão que os produtores norte-americanos vem sofrendo nas culturas de milho, soja e algodão. Os valores do produto do Brasil devem refletir a necessidade do cereal, visto que a produção nos Estados Unidos deverá perder espaço para outras commodities.

O  relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) declarou que a deficiência de estoque de milho no mundo será compensada com o trigo. Um exemplo disso será o trigo da Austrália que perdeu a qualidade e será utilizado como ração no lugar do milho, foi o que o analista de mercado e autor do boletim Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco comentou.

Essa necessidade do cereal de qualidade poderá impulsionar as exportações brasileiras. "O mundo mantém as condições para a exportação do trigo brasileiro como aconteceu este ano. A maior vantagem da exportação é colocar um player no mercado. Os agricultores não vão mais ficar só nas mãos das industrias, eles vão ter um competidor que é o exportador, então isto vai naturalmente elevar os preços".

Pacheco explica também que além disso, as perspectivas para os preços no mercado internacional é de se manterem elevados. Se olharmos para a frente na bolsa de Chicago os vencimentos de maio a dezembro de 2012 deverão ficar acima dos U$9,00 por bushel.

Diante deste cenário, os triticultores não vão se arrepender se plantarem no mínimo a mesma área de trigo ou mais. Hoje os preços de exportação estão iguais ou levemente superiores ao mínimo.

O editor do Trigo & Farinhas lembra ainda que a necessidade não é somente de trigo pão, mas também do tipo brando. "O mundo precisa de trigo brando. Hoje a maior exportação mundial é de trigo brando".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Marcelo Geovanini
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Muito boa tua palestra. Parabéns. Esse é o nosso trabalho com as melhores informações para o campo. Abraços Severo

    0