DA REDAÇÃO: Depois de causar forte queda em Chicago, USDA já promete revisar relatório de área plantada nos Estados Unidos

Publicado em 30/06/2011 18:57 e atualizado em 30/06/2011 19:39
Grãos: milho derruba cotações após dados baixistas e surpreendentes do USDA. Mas a soja poderá se sustentar com números menores de área plantada nos EUA. Fundamentos continuam dando sustentação no médio prazo.

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) surpreendeu o mercado com dados baixistas que derrubaram drasticamente as cotações na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira. Com aumento de 5% para a área norte-americana plantada com milho e estoques não tão baixos como era noticiado, o milho puxou a queda, encerrando a sessão com limite de baixa de 30 pontos nos vencimentos mais longos. A soja perdeu quase 30 pontos, enquanto o trigo, também com aumento na área plantada no país, terminou no seu limite de baixa de 60 pontos.

Apesar do tom baixista que paira sobre o futuro do complexo de grãos, Carlos Cogo, consultor de mercado da Consultoria Agroeconômica lembra que houve reporte de estoques e área mais baixos para a soja. O recuo da soja nesta quinta-feira, segundo ele, foi reflexo de números divulgados  para o milho, onde traders  se assustaram e retiraram suas posições compradas pelo temor natural que os números ilustraram. “Hoje o dia foi do comprador”, diz o consultor.

Mas Cogo é otimista e se baseia nos fundamentos de médio e longo prazos, quando ainda será preciso ver o desenvolvimento da safra norte-americana para ter a real dimensão de produtividade para atender a demanda mundial por grãos.

O USDA já anunciou que irá revisar em julho a área de quatro estados do complexo de grãos dos Estados Unidos e deve divulgar seu próximo levantamento em 11 de agosto, muito esperado, com novas influências.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário