DA REDAÇÃO: Geadas podem provocar perda na qualidade do trigo brasileiro que ainda precisará enfrentar o mercado internacional
As perdas com as geadas no sul do Brasil ainda não foram contabilizadas, mas estima-se que muito da produção de milho, como bem de trigo na cultura da safrinha perderão em qualidade. Assim, é possível que em mais um ano o produtor brasileiro acumule perdas, principalmente na triticultura.
Segundo Élcio Bento, analista da Safras e Mercado, 2011 será um ano complicado para a formação de preços e precisará se apoio governamental para comercializar seus estoques. Para o abastecimento interno com trigo tipo pão, a Argentina continuará sendo o principal exportador para o Brasil.
No contexto internacional, a alta do milho sustentava a competitividade do trigo como cereal substituto para a demanda enquanto os preços estavam altos. Após o último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), com aumento para a área plantada nesta temporada no país e estoques trimestrais acima do espera, essa situação se reverteu.
Portanto, Bento lembra que a Rússia volta agora em julho à exportar seu trigo então, o produto brasileiro que perde em qualidade com as geadas, destinado à exportação para produção de ração animal, deve fazer com que o mercado brasileiro continue na crise.
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família