DA REDAÇÃO: Produtores temem nova geada prevista para sexta-feira em Cascavel/PR

Publicado em 05/07/2011 14:03 e atualizado em 05/07/2011 15:35 466 exibições
Geada: meteorologia prevê nova formação de geada a partir de sexta-feira (08) no Paraná. Produtores estão preocupados com as novas perdas que evento irá causar para as safrinhas de milho e trigo.

Uma onda de frio, prevista pela Somar Meteorologia para a cidade de Cascavel, no Paraná, pode resultar em nova geada na região, sobretudo nas áreas mais baixas. Enquanto a temperatura mínima de terça e quarta-feira (5  e 6 de Julho) será de 2°C, na sexta-feira (8 de Julho), às 6h, chegará a -2°C, com máxima de cerca de 17°C, além de céu aberto.


Tais condições indicam que, novamente, os produtores paranaenses poderão enfrentar prejuízos na produção. As perdas com a última geada, considerando toda a área atingida, foram de 30% na produção e 40% na produtividade.


Segundo Paulo Cezar Vallini, Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, grande parte dos produtores plantaram com recursos próprios. Esse prejuízo trará, ainda, conseqüências para a safra de verão, pois irá encurtar os recursos destinados aos próximos investimentos.


Milho
As ondas de frio sobre o milho estão reduzindo a sua qualidade, alerta Vallini. Por isso, os agricultores estão aproveitando o período de parada nas chuvas para utilizá-lo em silagem para o gado. “O pessoal está fazendo silagem com esse milho que não tem mais qualidade”, afirma.

Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário